PAIXÃO 2011


Paixão de Cristo Segundo Antonina atrai milhares de pessoas

As milhares de pessoas que lotaram as ruas de Antonina na noite da Sexta-feira da Paixão puderam assistir a um espetáculo colorido e de efeitos que provocaram um clima mágico e de muita emoção. O desempenho dos atores profissionais e dos membros da comunidade garantiram uma grande adesão à manifestação de fé. 

Já nas primeiras horas da noite de calor litorâneo de Antonina do dia 22, milhares de pessoas buscavam lugar em frente aos oito palcos montados em diversos pontos do centro da cidade. Era gente vinda de todo o Paraná, em grande número da Curitiba, e que ansiava por ver o evento que se anunciava como grande acontecimento. 

A comunidade antoninense confeccionou os figurinos, que tiveram como principal característica a utilização de produtos encontrados na beira-mar, como a palma do buriti, conchas, o cipó cru, cascas de siri e de mariscos, além de várias sementes. 

A equipe foi coordenada por César Broska, que se empenhou também na organização e na confecção de figurinos no carnaval da cidade, ensinando e desenvolvendo as técnicas de trabalho com os materiais típicos da região. 

INÍCIO - A “Paixão Segundo Antonina” começou na histórica Estação de Trens, de onde saiu o grupo de atores e figurantes, sob o som de um surdo, até a Igreja de São Benedito, no centro da cidade, onde o narrador, caracterizado de bombeiro,anunciava um encontro para a celebração da vida. 

A partir dali, abriram-se as portas do templo e surgiram as figuras dos atores que interpretavam Jesus Cristo e Nossa Senhora. Como novidade, o diretor e autor do roteiro Rafael Camargo introduziu a figura do demônio, interpretado pelo ator e figurinista Mozart Machado. 

Sucederam-se então cenas que reviveram algumas das principais passagens bíblicas do Novo Testamento. O perdão à Madalena, a Santa Ceia e Jesus entre as crianças tiveram locações especiais. Logo após, iniciou-se a encenação das tradicionais cenas da Paixão, com Jesus no Monte Getsêmani, quando surpreende os apóstolos dormindo, a traição de Judas, a prisão de Jesus e a reposição da orelha de um soldado, decepada por um dos discípulos. 

Estas cenas antecederam à sequência de palcos que se iniciou com a apresentação de Jesus perante o Sinédrio; o enforcamento de Judas, com efeitos especiais e a aparição do demônio; Jesus diante de Herodes e depois de Pôncio Pilatos; Jesus despedido e vestido com uma capa vermelha e coroado com espinhos e a subida do Calvário, realizada nas escadarias laterais da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em um efeito fantástico. 

Uma passagem em especial emocionou o público. Foi quando Verônica enxuga o rosto de Jesus e a imagem dele fica no pano utilizado. Os passos finais com a crucifixão e descida de Jesus da cruz foram representados no alto das escadarias da Matriz, com muitos efeitos especiais. 

ATORES - 
Além dos figurantes antoninenses, foram destaques na apresentação os atores Zeca Cenovicz, Claudete Pereira Jorge, Regina Vogue, Mauricio Vogue, Isidoro Diniz, Rosana Stavis, Ney Mendes, Marli Gotty, Mozart Machado, Chris Gomes, Cristiane de Macedo, Moa, Renan, Edson Rocha e o ator e bailarino André Néri, que o sucesso da apresentação nos últimos anos fez com que fosse novamente convidado para interpretar a figura de Jesus Cristo..
A realização do espetáculo só foi possível graças ao patrocínio da Copel – Companhia de Energia do Paraná – através da Lei Rouanet, além do apoio efetivo da Secretária de Ação Social, Fernanda Richa, Secretaria de Estado da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaira e Prefeitura Municipal de Antonina.


Comente