Carnaval 2011































Antonina tem realmente o melhor e mais animado carnaval de rua do sul brasileiro. Uma prova inconteste disso foi o imenso público que participou da festa nos cinco dias de folia. Segundo cálculos da Polícia Militar, na segunda-feira a avenida lotou com cerca de 40 mil foliões, vindos de todos os recantos do Paraná e de outros Estados.
Reportagens da Gazeta do povo de quarta-feira, 09: 
Walter Alves / Gazeta do Povo
Walter Alves / Gazeta do Povo / Mesmo com um boneco, foliões curtiram o último dia carnaval em AntoninaMesmo com um boneco, foliões curtiram o último dia carnaval em Antonina
FESTA

Apesar da chuva, bloco de bonecos foi à rua em Antonina

Apenas um dos sete bonecos gigantes desfilou na noite de terça-feira, o que não impediu a folia do último dia de carnaval
09/03/2011 | 00:49 | CIRO CAMPOS, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
Como encerramento da folia no carnaval de Antonina, a Avenida do Samba recebeu o bloco dos bonecos na noite de terça-feira (8). A festa foi atrapalhada pela chuva, que fez com que apenas um dos sete bonecos gigantes fosse para a rua.
Ele teve a companhia de cerca de 60 pessoas que desfilaram com fantasias de época do acervo doTeatro Guaíra. Embalados por marchinhas, um bom público compareceu e divertiu para garantir os momentos finais de folia, apesar da chuva que caiu e fez com que apenas um dos sete bonecos desfilasse.
“Faço questão de desfilar porque gosto de carnaval e não tem problema se está chovendo. Onde tem festa, eu vou”, declara o cozinheiro Jonas Bezerra, 49 anos, que se vestia de soldado romano.
Entre o público o clima de festa era grande e uma das mais animadas era a funcionária pública aposentada Brasilina Porcides, de 73 anos. Chamada carinhosamente de ‘Brasa’ pelos parentes, o carisma e a simpatia dela fizeram com que os parentes criassem um bloco com o apelido dela. “Gosto mesmo do povão, da bagunça e do alto-astral do carnaval de rua”, conta. Os 30 integrantes vestiram uniforme e caíram no embalo da animação e também da tradição, já que no carnaval os parentes se reúnem para a folia.
Também teve gringo no samba. Um grupo de quatro indianos que trabalham em um navio atracado no Porto de Antonina deu uma parada nos trabalhos para curtir a festa. “A música é muito animada e o povo é muito simpático e alegre”, afirma Sachin Pol, de 25 anos. Impressionados com a festa, eles não paravam de tirar fotos com os fantasiados que circulavam pela Avenida.

Reportagem da Gazeta do Povo - terça-feira, 08
Reportagem de Walter Alves/Gazeta do Povo
Walter Alves/Gazeta do Povo / Premiação de uma escandalosa cheia de estilo
Premiação de uma escandalosa cheia de estilo
CARNAVAL

Antonina recebe o glamour das Escandalosas

Homens se vestem de mulher em festa e concurso tradicional, com direito a diversão e prêmios aos vencedores
08/03/2011 | 01:19 | CIRO CAMPOS, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
O tradicional Desfile das Escandalosas em Antonina, Litoral do Paraná, reuniu cerca de 40 mil pessoas na noite desta segunda (7), segundo a organização do evento. Quem foi até a Avenida do Samba se divertiu e prestigiou temperatura agradável, além da animação e o glamour das protagonistas da noite, os homens vestidos de mulher, com direito até mesmo a maquiagem e esmalte.
Toda a produção justificava a vontade de participar do concurso. Quem se inscreveu teve uns minutinhos de fama para desfilar e sambar na frente do palco e viveu a expectativa de saber a colocação. Os três primeiros colocados levaram prêmios entre R$ 50 e R$ 300. Foram 69 candidatos inscritos na categoria escandalosas, voltados a homens vestidos de mulheres e nove na categoriaformosas, dedicada às drag queens.
Entre as Escandalosas o prêmio ficou para o grupo As frenéticas. Os seis homens se vestiram de rosa e capricharam na maquiagem para garantir. Ano passado quatro deles já haviam participado da festa em Antonina fantasiados de vagaianas. “Para este ano mudamos a fantasia depois de ter uma ideia vendo um programa de tevê”, conta Romildo Russi, empresário de 45 anos e um dos integrantes do grupo, formado em Curitiba. O dinheiro do prêmio já tem destino certo. “Vamos ter que pagar a costureira que fez as roupas”, afirma.
Linda Power levou o prêmio entre as Formosas, protagonizada por Patrick Oliveira, ator de 37 anos que veio de São José dos Pinhais, região metropolitana. “Valeu muito a pena todo o trabalho vir aqui e a uma hora que levei para me arrumar”, conta. Ele ressaltou a felicidade de ganhar um prêmio inesperado, já que disputou pela primeira vez o concurso.
FOLIA

Blocos folclóricos abrem o tradicional carnaval de Antonina

Público, de aproximadamente 30 mil pessoas, segundo a prefeitura, participou da festa, mesmo com chuva
06/03/2011 | 09:17 | CIRO CAMPOS, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO

A primeira noite de carnaval na cidade histórica de Antonina no sábado (5) começou com muita animação no desfile dos tradicionaisblocos folclóricos. Nem a chuva fina que caía na rua de vez em quando desanimou o público e quem protagonizava a festa de aproveitar todos os instantes. Segundo a organização do evento, cerca de 30 mil pessoas prestigiaram o desfile.
O primeiro dos sete blocos a sair foi o Boi do Norte, por volta das 21 horas. O percurso pela Rua Doutor Carlos da Costa foi acompanhado pelo público apoiado na grade e sentado nas calçadas, que na hora em que água caía dava um jeito de se acomodar sob as marquises. “Nosso carnaval é uma festa de família, todo mundo brinca à moda antiga”, afirma o bancário de Curitiba Manoel Fonseca, 53 anos, que há 40 participa do carnaval de Antonina e neste ano desfilou pelo bloco Boi Barroso
No intervalo entre um bloco e outro era a hora dos foliões dançarem na rua ao som da música ambiente e fazer as tradicionais brincadeiras de carnaval. Confetes, serpentinas e neves artificiais não faltaram. “O pessoal está muito animado para ver os blocos e a festa serve como aquecimento para o domingo, quando vai ter as escolas de samba”, comenta a rainha do carnaval de Antonina, Tammy Chiarelli, 19 anos.

Walter Alves / Gazeta do Povo / Os amigos Paulo, Diony e Roberto de escandalosas pela primeira vez
Walter Alves / Gazeta do Povo
Os amigos Paulo, Diony e Roberto de escandalosas pela primeira vez
AVENIDA

O maior escândalo pelas ruas de Antonina

08/03/2011 | 00:10 | CIRO CAMPOS, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
A Avenida do Samba em Antonina foi tomada na noite de ontem por mulheres desengonçadas, que exibiam roupas justas, unhas mal-pintadas e andavam desajeitadas sobre tamancos. O que parece ser feio é na verdade engraçado. O tradicional desfile das Escandalosas faz muitos homens se vestirem de mulher e caírem na folia.
Segundo a organização do carnaval de Antonina, 69 homens se aprontaram e se inscreveram para o concurso. Na maioria das vezes, o incentivo para se vestir de mulher vem das próprias esposas. “Meu marido é um palhaço, sempre gosta de fazer brincadeira. Então neste carnaval eu uni o útil ao agradável”, conta a produtora Liane Frota, 28 anos, que trouxe o marido, o encarregado de compras Roberto Sehnem, de também 23 anos.
Eles e mais dois casais vieram de Campina Grande do Sul, região metropolitana da capital, para participarem pela primeira vez do desfile. Cada “escandalosa” usava um cachecol da mesma cor que a respectiva esposa, uma forma de identificar e homenagear aquelas que os ajudaram a ficar duas horas se preparando. “É legal, é diferente, mas na hora de sair de casa a gente tomou cuidado para ninguém ver, se não pegava mal”, diverte-se o auxiliar contábil Paulo Cordeiro, 25 anos.
Além do desfile das Escandalosas em Antonina, os trios elétricos voltaram a sacudir o Litoral ontem de noite, desta vez na Banda de Guaratuba.
Para hoje, o destaque volta a ser em Antonina, com o desfile dos Blocos de Bonecos. A festa será na plataforma da Estação Ferroviária, a partir das 20 horas.

Novas fotos do Carnaval 2011 serão postadas na quinta-feira, 10















Comente