quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O carnaval mais bonito do Paraná


Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo / A escola A escola "Brinca pra Não Chorar" trouxe o enredo "Quando se fala em carnaval"
LITORAL

Escolas de samba animam domingo de carnaval em Antonina

O desfile das seis escolas de samba começou às 21 horas e durou até a madrugada, com público estimado pela organização de aproximadamente 50 mil pessoas

2
11/02/2013 | 14:58 | GISELE BARÃO, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
A noite de domingo (10) teve uma festa animada na Avenida do Samba de Antonina, no Litoral do Paraná. O desfile das seis escolas de samba começou às 21 horas e durou até a madrugada, com público de aproximadamente 50 mil pessoas. A escola Leões de Ouro, com o enredo “Líbano e a imigração pelo Brasil”, ficou responsável por dar a largada na avenida. Em seguida, foi a vez da Filhos da Capela, que homenageou o folclore brasileiro.
Depois, a Brinca pra Não Chorar invadiu a avenida, com o enredo “Quando se fala em carnaval”. A escola de samba Batel dedicou o desfile à colonização italiana, homenageando o bairro curitibano de Santa Felicidade. Batuqueiros do Samba desfilou com o enredo “Com a cara e a coragem”, uma referência à dedicação dos carnavalescos na festa. Por último, a Unidos do Portinho animou o público, com o samba sobre a Mata Atlântica.
Além da presença tradicional dos turistas que acompanham o evento, o carnaval de Antonina está repleto de histórias de quem não mede esforços para participar. O aposentado João Ferreira faz parte da escola Leões de Ouro há 21 anos. Acostumado a ser mestre da bateria, hoje ele toca agogô no grupo. Ferreira passou por uma cirurgia há três meses, e nem pensou em descansar neste ano. “Isso aqui é a minha vida”, diz.
Para acompanhar a comemoração, tem gente que veio de longe. A dona de casa Marilene Barbosa nasceu na cidade, mas há 40 anos mora em Cuiabá, no Mato Grosso. Foram quatro horas de viagem de avião só para compor a ala das baianas na Batuqueiros do Samba. “Faz seis anos que eu volto para Antonina, para desfilar com a escola”, conta.
Outra participação importante no sucesso do carnaval são os compositores dos sambas-enredo e puxadores, que interpretam a música ao longo da avenida. Lucas Bosco compôs o enredo para a Brinca pra Não chorar, e fica emocionado ao cantar na avenida. “É uma sensação e dever cumprido. E ver na boca do povo o seu trabalho, que demorou várias noites para ser feito, é muito emocionante”, conta. Segundo Bosco, o samba, que fala sobre as diferentes visões sobre o carnaval, demorou mais de um mês para ficar pronto.
Nesta segunda-feira (11), Antonina dá continuidade à programação com o famoso Desfile das Escandalosas, a partir das 20 horas, na Avenida do Samba.
Sem verba
Embora a gestão municipal estimasse o repasse de dinheiro às escolas e blocos folclóricos ainda no mês passado, a previsão não se cumpriu, e muitos carnavalescos investiram com dinheiro próprio para garantir o desfile. O secretário de Comunicação de Antonina, José Luiz Velloso, afirma que os projetos para captação de recursos foram encaminhados ao governo federal e ao estadual. De acordo com ele, é possível que os grupos sejam contemplados mesmo depois do carnaval, mas ainda sem data definida.

Nenhum comentário:

Comente